29.08.2021
Hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. Portanto, eles são indispensáveis para o organismo. A falta (hipofunção) ou excesso (hiperfunção) de um determinado hormônio pode ocasionar problemas na saúde. Emagrecimento + Hábitosaudáveis+ Auto conhecimento é = Bioquímica, e no final é sobre isso! A aparência, a forma física não interfere em nada quando realmente amamos alguém, mas quando amamos alguém queremos sempre o melhor para esse alguém, e é claro que se cuidar e cuidar de quem você ama faz parte do auto cuidado e do amor recíproco (amor ágape) para conosco e para com quem queremos bem. É claro que mesmo não atingindo nossa essência como pessoa, a aparência interfere em nosso físico (no meio externo) e rouba boa parte da nossa qualidade de vida, fora que saúde é um bem precioso e precisamos ter se quisermos viver além de apenas existir. Estar em dia com a nossa autoestima, saúde física e mental para encontrarmos nosso equilíbrio é fundamental. Sabemos que hoje em dia é bobeira colocar a responsabilidade somente na alimentação. Nem todo excesso é só sobre a falta de exercício físico e alimentação inadequada e você pode comprovar isso estudando um pouquinho sobre Traços de Caráter. Eles vão te revelar como isso está diretamente ligado a forma que você foi moldado, o relacionamento que você desenvolveu com a comida e que está diretamente ligado a forma do seu corpo se proteger de sentimentos inconscientes. Eu vou deixar o link no final desse texto para que você possa estudar mais sobre assunto e se conhecer melhor. O excesso de peso também envolve questões hormonais e principalmente de cunho emocional, e essa somatória interfere diretamente em nossa saúde e bem estar. É impossível não estar bem por dentro e querer resultado fora, afinal refletimos aquilo que está dentro. Quando me perguntam como manter tal equilíbrio, eu costumo dizer que o primeiro passo é QUERER, mas querer não é o mais importante ainda, é só o básico para AGIR.
É a AÇÃO que nos move, mas por trás dessa ação existe um sujeito primordial e ele é o mais importante. Quando você entende isso tudo em sua vida se transforma.
Sabe quem é esse sujeito? É aquele que te impulsiona e que te move a ter a ação, ninguém mais, ninguém menos que a MOTIVAÇÃO. Resumindo o bagulho: sem motivação não existe QUERER e nem FAZER. Então a primeira coisa que devemos nos perguntar quando estamos nos deixando meio de lado é: o que nos motiva? Quando nos deixamos de lado para atender necessidades externas estamos em desequilíbrio emocional. Primeiro temos que atender nossas necessidades internas e assim estar abastecido para as externas, porque as externas são aquelas que não dependem só de nós, dependem de vários outros fatores que influenciam direta ou indiretamente na forma que escolhemos viver, conscientes ou não, do processo pelo qual passamos. Mas o primordial é ter motivo, e esse motivo está diretamente relacionado com nossos hormônios, o famoso "quarteto da felicidade." Por isso é de extrema importância procurar autoconhecimento e e assistência de uma equipe médica, pois um não funciona bem sem o outro. Precisamos ter percepção das reações químicas que está acontecendo em nosso corpo, e você só vai saber disso se você se dispor ao autoconhecimento, à auto observação e acompanhamento médico. É muito importante procurar um ENDOCRINOLOGISTA para realizar todos os exames de taxa hormonal, um NUTRÓLOGO e um bom NUTRICIONISTA, mas não só para buscar uma dieta. As pessoas vão ao nutricionista com aquela ideia quadrada que tá indo pra fazer uma dieta, mas antes disso essa pessoa tem que entender que tá indo em busca de auto conhecimento, entender como nosso corpo funciona porque ninguém funciona igual a todo mundo.
Temos que entender um pouquinho sobre nossa própria alquimia se quisermos alcançar o resultado esperado, por isso eu costumo dizer que SÓ DIETA E EXERCÍCO FÍSICO NÃO FUNCIONA.
Não adianta se você não souber administrar as emoções e a alquimia envolvida por trás delas, porque enquanto você não tiver um motivo somado a sua ação = motivação, nada parece funcionar. Sem motivação a gente não consegue agir e nem se manter em ação por muito tempo, e por isso muitas práticas saudáveis chegam ao fim, porque as pessoas só ficam no processo externo e esquecem que antes de ser externo ele precisou ser interno.
Nunca é de fora pra dentro, mas de dentro pra fora.
Então se estivermos bem e administrando nossas emoções, isso vai projetar fora também. Quando estamos conscientes de quem somos e estamos vivendo nossa potência, nossas taxas hormonais entram em equilíbrio, conversam com a alquimia do nosso corpo e externalizam isso aos nosso olhos. Se você quer ter resultando, primeiro você precisa de níveis satisfatórios do "quarteto da felicidade" - Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina, e produzir testosterona em dia pra alcançar a motivação. Quer que a mudança física aconteça? Se pergunte: o que me faz produzir esses hormônios? A resposta é a sua solução, então se agarre a sua resposta e mostre a sua potência.
Lembre-se: Aquilo que te tira de um estado de inércia e te leva a outro patamar, te motivando a ser alguém melhor pra você mesmo antes de ser para os outros, com certeza merece todo o seu foco.
Reflita em seu potencial e levante da cama para SER e FAZER tudo aquilo que vocês sonha, assim você vai tá produzindo hormônios fundamentais para ter a motivação necessária pra tudo na vida. Quando você tem um real motivo pra levantar da cama, quando você tem alguém ao seu lado que te apoia e te incentiva, não existe pedra no caminho que se torne obstáculo, a vida se torna leve e os fardos simplesmente deixam de ser fardos, porque entendemos que não precisamos de bagagem alguma para realizar aquilo que viemos buscar aqui.
Seja Livre, Leve e Feliz!
_____________________
Ysa Flor
29/08/2021
Serendipity 11;11 - O Portal do Amor
P.S
Para aprender mais sobre os traços de caráter:
http://www.ocorpoexplica.com.br
NUTRICIONISTA X NUTRÓLOGO:
NUTRICIONISTA:
Graduado em nutrição.
Atua com assistência dietética e educação nutricional.
Prescreve dietas
Dá orientação nutricionais específicas.
NUTRÓLOGO
Graduado em medicina e especializado em Nutrologia.
Estuda alterações metabólicas.
Prescreve medicamentos.
Dá orientações alimentares gerais.
A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição. Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
No entanto, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita (vegetarianos ,por exemplo), seja em função de objetivos específicos, como competições esportivas. Enquanto o nutrólogo visa avaliar, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer orientações para uma alimentação mais equilibrada e para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos. Portanto, dependendo do seu objetivo, é muito comum que você precise consultar os dois profissionais, que trabalharão em conjunto para auxiliar na melhora da sua saúde e da sua qualidade de vida. Apesar das doenças tratadas por ambas especialidades serem as mesmas, a ABORDAGEM realizada pelos profissionais é diferente. Enquanto o endocrinologista olha para a produção hormonal e busca repor ou tratar essa disfunção, o nutrólogo concentra-se nos hábitos do paciente, buscando uma ligação entre eles com os problemas hormonais. Assim, em vez de suplementação ou medicamentos para correção hormonal, o nutrólogo procura um tratamento mais permanente e que não esteja dependente somente de medicação, apesar desta não ser descartada. Dessa forma,as especialidades podem, também, se complementar. Para o tratamento de certas doenças, o acompanhamento metabólico é tão importante quanto o nutricional. Assim como os medicamentos prescritos pelos médicos especialistas, uma alimentação balanceada é fundamental. Com isso, o endocrinologista corrige, a curto prazo, os sintomas e evolução da doença, enquanto o nutrólogo acompanha uma mudança de hábitos alimentares e de vida do paciente, buscando uma solução permanente.
Serendipity 11:11 - O Portal do Amor - por Ysa Flor
29/08/2021
Comments